Um workshop é um momento de trabalho e também de diversão. Reunimos pessoas de diferentes áreas num mesmo espaço – algumas não trabalham juntas, algumas sequer se conhecem – sem hierarquia e sem restrições criativas. Fazer isso acontecer exige bastante trabalho, planejamento e funciona muito melhor com algumas regras estabelecidas já no início do primeiro dia.
Apesar de muita coisa ser meio óbvia – por exemplo, dizer para as pessoas que elas precisam focar, sendo que elas foram para o workshop com um objetivo e temos muita informação e atividades em pouco tempo – o ser humano precisa de regras. Até mesmo que a regra diga “se divirta”. E cada uma das regras do workshop é importante para o bom andamento do dia.
Mantenha o foco
Desligar celulares e guardar outros aparelhos eletrônicos que possam nos desconcentrar e atrapalhar o trabalho é muito importante. É preciso dedicação para que os dias de workshop sejam proveitosos, evitar todo tipo de distração – isso inclui calls, e-mails e tickets de suporte. O dia do workshop é um dia de trabalho também.
Uma discussão por vez
Fazemos muitas discussões e debates durante os workshops, tanto com o grupo todo quanto em grupos menores. É muito importante não estimular conversas paralelas, por mais que elas sejam sobre o tema debatido. Além de gerar ruído desnecessário, fica difícil acompanhar mais de uma discussão simultaneamente, o que significa perder conteúdo que pode ser importante.
Mantenha a mente aberta
Não existe ideia ruim, o que existe é ideia mal aproveitada ou mal desenvolvida. Esteja aberto e aproveite para exercitar o “sim, e” ao invés do “não, porque”. O “não” bloqueia, o “sim” estimula. Nós não queremos que as pessoas se sintam criticadas ou podadas, não queremos que elas fiquem com receio de dar ideias, pelo contrário. Vamos estimular a construção da confiança criativa. Todos só tem a ganhar com isso.
Quantidade importa
É importante listar o máximo de ideias, problemas, soluções, o máximo de coisas solicitadas na atividade o quanto for possível. Não pense muito em um item, vá escrevendo enquanto as palavras aparecem na sua cabeça. Exercite o poder de síntese (não usamos canetas de ponta grossa para escrever em post-its por acaso), escreva poucas palavras que sejam claras o suficiente para quem vai ler, e use um post-it por item. É importante também para agrupamento de ideias e construção de pensamentos mais amplos. Quanto mais ideias temos, mais fácil fica de selecionar e agrupar.
Recicle ideias
Ouviu ou leu uma ideia de outra pessoa que você pode contribuir ou alterar para que fique mais interessante? Não se acanhe, somos todos do mesmo time e estamos buscando juntos o mesmo objetivo. Ninguém tem copyright de uma ideia em workshop, incentive ideias malucas e construa em cima delas.
Respeite os prazos
É muito correta a afirmação de que uma pessoa irá usar o tempo que fô-la dado, não importa qual seja. Ótimo! Use mesmo. Não pense que 2 minutos é muito pouco para construir um protótipo (porque eu já fiz atividades em que pessoas construíram 2 protótipos nesse tempo), apenas faça o seu melhor no tempo disponível. É muito importante que esses prazos sejam respeitados, porque quando montamos uma agenda, nós planejamos muito para que os tempos sejam suficientes, atrasos podem arruinar atividades seguintes.
Divirta-se
Se não está leve, divertido, interessante, então está errado. O trabalho é sério, os resultados são sérios, mas as atividades são dinâmicas, lúdicas, precisam ser dessa forma para que a gente consiga absorver uma quantidade enorme de conhecimento e ainda exercitar nossa criatividade, produzir intensamente. É trabalho! E é diversão :).
Gostaria de um material gráfico exclusivo para rodar seus workshops? Entre em contato através do formulário.