O tempo não cura nada

Photo by Ben White on Unsplash

“O tempo vai curar.”

Quantas vezes você já ouviu essa frase? Parece que, para todas as feridas da vida, basta a gente esperar o tempo passar, que as feridas se curam sozinhas. O tempo.

O tempo não cura nada. Você é quem tem o poder de se curar. O seu próprio corpo, com seu sistema imunológico, é quem cura a maior parte de suas dores. Alguns remédios ajudam, fortalecem o físico ou psicológico, para que você possa agir.

As dores emocionais também são assim. O tempo só passa. E a gente sofre, se trabalha, volta atrás, reflete, sofre mais, aprende, negocia, aceita, cresce. E quando percebemos, aquilo que tanto doía, já não mais incomoda – e atribuímos os resultados obtidos ao tempo. Quá! O tempo só passa.

Se você não enfrentar seus demônios internos, se não abraçar as etapas do seu sofrimento e aceitação, se não vivenciar cada um dos seus sentimentos, se tentar disfarça ou fingir que está tudo bem, se utilizar de distrações para tentar evitar a dor, de nada vai adiantar e tendendo a repetir o erro que causou as suas dores.

O tempo só passa.

E ele tende a repetir o que não aprendemos com o tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *